Circularidade e progresso: Nietzsche e Kundera contra a história.

 Van Gogh - Caminho com Choupos

Milan Kundera, em seu A insustentável leveza do ser (The Unbearable Lightness of Being -Nesnesitelná lehkost bytí; 1984) inicia comentando a idéia do Eterno Retorno em Nietzsche: ‘pensar que um dia tudo vai se repetir tal como foi vivido e que essa repetição ainda vai se repetir indefinidamente’.

Essa estranha, ou mesmo insensata idéia, retoma o que tem de mítico em nossas vidas, uma vez que nega a história e a idéia de progresso. Mas isto não é tudo! Ela, é, acima de tudo, uma teoria moral que faz com que nossas ações passem para o mundo da infinitude e circularidade, não da finitude e progressão. Saídos deste ‘mundo fundado essencialmente sobre a existência do retorno, pois nesse mundo tuto é perdoado por antecipação e tudo é, portanto, cinicamente perdido’. Por isso que o inferno, na mitologia cristã, ocupa este papel.

O inferno é a repetição, repetição cruel que não se perde na história, que não é esquecida, que não depende de memória e que, como é erro ad infinitum,  não dá espaço para o perdão.

Aqui, fica óbvia pelo menos uma diferença, distinção entre o modo de vida dos povos ditos selvagens e o nosso: o perdão se constitui na história, no esquecimento da existência de um mal; por outro lado, o perdão não existe, porque o mal assola a todos na presença de um deus que personifica e não esquece.

De um lado, o mal é ausência de bem, de outro, o mal é tão presente quanto o bem.

4 Comments

Filed under A insustentável leveza do ser, Anthropology, Books, Culture, Literature, Milan Kundera, Nature, Nietzsche, Philosophy, Reason

4 responses to “Circularidade e progresso: Nietzsche e Kundera contra a história.

  1. babynka

    Kundera personifica o que ha de mais exato na essencia do homem! Sim, o homem fara evoluir o mundo com suas descobertas cientificas fantasticas e o homem fara coisas estupendas que em seu intimo podera se sentir dignificado com isto! Mas , se fala de outros momentos, o momento consigo e o que traz aq mais amarga ou a mais doce solidao jamais esperimentada em seus feitos magnificos! sE NASCE SO E SE VAI SO PRA SEMPRE! eO QUE , O QUE NOS AGUARDA, QUAL O PREMIO PRA TUDO ISTO, TER FEITO E REFEITO FEITOS ESTRONDOSOS E TER SIDO AMADO E COMENTADO E NOTICIADO MAS KUNDERA REJEITA TUDO, PQ TRAZEMOS DENTRO DE NOS A ANGUSTIA QUE E A DOR OU QUE NOS FAZ CRIAR OU QUE NOS DESTROE! e ELE E JUSTO EM SUA DESCRICAO PQ JAMAIS POUPA, MAS SINTETIZA DE UMA MANEIRA NUA E DESPROVIDA DE COMPAIXOES O QUE A ALMA TRADUZ EM SEU MOMENTO INTIMO! o HOMEM SEMPRE SERA ON HOMEM, MAS SEMPRE E PARA SEMPRE SE ILUDIRA COM A EVOLUCAO DO MUNDO!vIVA KUNDERA E QUE O MUNDO O CONHECA MELHOR E APRENDAMOS COM ELE A LIDAR COM NOS MESMOS E COM NOSSAS EMOCOES!

  2. Livia

    Vontade de postar algo entao la vai! O assunto e o seguinte: Como e terrivel gente fofoqueira! Eu acho a pior especie de gente que podera haver!Agora quando e homem a coisa muda de figura…P I O R A!!!!!!!!!!!!!!!!!E de uma tal maneira que olhe, e assim……….excroto!Independente de idade,e feio, cheira a coisa de gayzinho ou filhinho de mamae, sabe, aquele que ficou sso no converse de atras de mamae e irma???????!H o R R I V E L! Fofoqueiro e fofoqueirinhos de plantao,saim dessa se puderem pq vcs nem imaginam como vcs sao ridiculosssssssss!!!!!E, sabe, aquele ou aquela que se acha, pq tem um cargozinho x e manda no pedaco e apesar de vc pagar e coisa e tal o tipinho vem te dar ordens assim tipo nazistinha!O, nao sou dono mas aqui quem manda sou eu!Eu sou o teacher,ai,urrupilante, e nas horas vagas f of oca!!!!Quando nao vai com a cara tenta destruir a moral das pessoas!E nojento!Onde foi que o cara ou a mulher aprendeu isso hein, sei l, e a escol, a sociedade ou que merda e essa que faz gente assim?Que nojo! Porisso que eu digo!Homem ou mulher nem tem necessariamente de ser bonitos, pq a belezo, bonitinhos de plantao. e q se acham o rei da cocada!Vem la de dentro1Pelo menos pra mim, que odeio homem bonitinho, jamais gostei, pq geralmente sao chaterrimos!

  3. agnes

    o teu sorriso…desarma…envolve e abraca…!E isso que quero dizer hoje pra vc! Mesmo que vc fosse a quem realmente abracaria com todas as forcas o que e definitivamente teu mas sei que e impossivel no momento fiquei com o teu sorrisso…e sei que o vilao ja lhe conquistou tambem!So me resta chorar e lamentar mais uma perda…uma grande perda!! A perda de uma forca que poderia se juntar a uma outra e vc sabe a quem…fique com o vilao, pq ele lhe iludiu tambem…

  4. matias{matando ontempo]

    insanidade e o que o mundo alega quando quer se livrar de algo pq faltaaaaa argumentos para a esplanacao cooncreta, plausivel exacta de atitudes incomprewnsiveis a alma nu!Gostaram, amaram, eu sabia que sim meus amores e genios do bem!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s