Espera…

Trabalho Forçado (cordas), 2006Muitos filósofos tentaram, em vão, responder a pergunta por um sentido para a vida. Fosse este tomado enquanto uma busca pela natureza humana, para questões metafísicas ou mesmo políticas, de certo modo, esta questão faz parte do indefinível. Afinal, se o sentido para nossas vidas se encontrasse a priori, em um universo para além do mundo, então não seria um sentido para nossa vida, até porque, como já muitas vezes foi dito, se nossa vida se caracteriza pela finitude, buscar um sentido infinito para isto é, no mínimo, contraditório (se não, excesso de pedantismo).
Mesmo assim, de certa forma, continuamos a procura ou mesmo, a espera deste sentido. Ele, por vezes, parece ser encontrado em alguém, em um objeto, em uma ação mas, sempre se caracteriza por um estado de espírito.
Este estado de espírito, muitas vezes, me parece ser da mesma natureza de quando, na escola, conseguimos resolver corretamente um difícil problema de matemática… ou seja, é um estado de espírito que se assemelha a palavra felicidade, seja o que isto queira dizer, mas, não somente a felicidade mas, também, a verdade.
Seriam, então, estas palavras, felicidade, sentido da vida e verdade, palavras que caem sob o mesmo conjunto? De coisas indefiníveis??
Porém, se assim for, uma vida pode se caracterizar pela busca do impossível?
Nietzsche e Hölderlin, na elaboração do trágico (não da tragédia, mas do trágico) viram nesta busca do impossível um certo colapso (tal como em Empédocles, de Hölderlin): homens que buscavam uma vida para além do tempo, para além do espaço e, portanto, para além da própria vida.
Empédocles, insatisfeito com sua finitude, atira-se aos vulcões para que alcance a infinitude….
Buscar, e não esperar, e desta forma, tentar determinar o sentido para a vida, enquanto tentativa impossível, relaciona-se com morte e tragédia?

Leave a comment

Filed under Finity, Hölderlin, Infinity, Life, Nietzsche, Philosophy, Poetry, Time

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s