Entrevista com Luis costa lima

luiz_costa_lima_tratada.jpg

Entrevista realizada em dezembro de 2000, por Evando Nascimento. O contexto foi o da conferência, seguida do lançamento do livro de Luiz Costa Lima Mimesis: Desafio ao pensamento, no Centro Murilo Mendes.

P- Sabe-se que Descartes e Kant muito contribuíram para a consolidação de um possível conceito de sujeito moderno. O homem dito ocidental, se ele tem alguma unidade conceitual, seria mais devedor de Descartes ou de Kant?

R – Possivelmente, terá sido mais devedor a Kant. Mas a questão interessante é que me parece que tanto a propósito de Descartes quanto de Kant se postula uma concepção de sujeito – o sujeito como uno, solar, dono de suas representações – que não leva em conta a possibilidade de neles encontrar-se uma outra concepção de sujeito: a do sujeito cindido, fraturado, incapaz de saber exatamente as representações que tem ou faz. O entendimento dessa questão no Mímesis: desafio ao pensamento é central. Só a partir da idéia de um sujeito fraturado podemos bem entender porque a mímesis não se confunde com a intenção do criador e porque seu produto não se confunde com o que vemos. Como se diz no livro: a maçã de Cézanne não se confunde com a maçã que comemos. Acrescente-se: não se pensa que Cézanne cogitara dessa diferença ou que a diferença em que pensara seja aquela que encontramos em seu quadro. Produto de um sujeito fraturado, a mímesis não só é independente de seu sujeito como tampouco é uma coisa ali, diferente das coisas do mundo. Como se acrescenta no livro: depois de ver a maçã de Cézanne, o receptor tem condições de ver a maçã-que-come doutro modo.

http://www.revistaipotesi.ufjf.br/volumes/9/cap01.pdf

Leave a comment

Filed under aesthetics, Literature, Philosophy, theory of literature

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s