Gerônimo e Bianca (Eduardo e Mônica versão 7)

Gerônimo cismava pensando em Bianca.
Fazia muito, ou pouco, não importava, tinham se visto e, mais uma vez, as palavras trancavam na garganta. Sempre trancadas, sempre trancando, Gerônimo sabia disso: era um ‘eu te amo’ que queria sair.

Vez que outra acontecia. Sentia paixão, corria, corria. Buscava telefone, endereço e constituia hábitos (habitus). Era um apaixonado ou um obssessivo? (era amor ou desespero?) Não fazia diferença, não faz.

Gerônimo usava bermudas. Fazia frio e suas pernas ficavam engraçadas: os pelos ouriçavam e subia… subia.. Quando chegava, dava calafrio. Calafrios…

Calafrios e suspiros são atos involuntários. Diferentemente de querer dizer EU TE AMO e trancar na garganta, ato voluntário de supressão (negação) do self (EU), àqueles são a vingança do inconsciente, do negado, do corpo mesmo (enquanto corporal) contra a consciência, contra o domínio da vontade.

Gerônimo, quando pensava em Bianca, tinha calafrios – longe dela; isso, para ele, era coisa estranha.

Gerônimo, quando estava com Bianca, suspirava. Ela, atenta, perguntava: “que foi?” Gerônimo, esperto e acostumado com esta guerra – corpo, consciência -, desconversava ou inventava desculpas, histórias que, ao menos para ele, pareciam convencer:

“Aquele negócio – falava apontando – lembrou o bairro onde eu morava. Eu era um garoto que vivia na rua, sabe? Mesmo com estes óculos e este andar desengonçado, vivia brigando e me esfolando… detestava ficar em casa”
“É? Eu também não gostava de ficar em casa…”

E a conversa ia.

Gerônimo e Bianca.
Uma história como tantas outras que, como estas, só será na dependência de uma vontade alheia, de Deus(eu, no caso, brincando de criador) ou do Destino.

Leave a comment

Filed under Literature, Poetry, Self

Leave a Reply

